O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia iniciou em maio de 2021, a execução dos DIAGNÓSTICOS COMUNITÁRIO PARTICIPATIVOS previstos no Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica – Chamada Pública 001/2018 SDR/BAHIATER.

Os diagnósticos têm como objetivo estimular a autorreflexão crítica das famílias agricultoras sobre seus sistemas produtivos, a situação econômica e social a qual estão inseridas, e as condições dos recursos naturais apropriados coletivamente. Para tanto, a equipe do projeto desenvolve as atividades com metodologias que, aliadas a mediações facilitadoras, são capazes de promover debates férteis de reconhecimento das fortalezas e avanços, oportunidades e desafios a serem superados dentro e fora da comunidade.

É a partir da participação da comunidade no diagnóstico comunitário, que se visibiliza os diferentes caminhos para melhorar, em conjunto, a realidade da comunidade. Para o agricultor Ataíde Lopes Sousa, morador da Comunidade Quilombola de Furadinho, no município de Vitória da Conquista/BA, o diagnóstico comunitário é muito bom, pois, a gente consegue enxergar o que a comunidade tem de bom, e o que tem de ruim, e agora podemos assimilar, e dentro do melhor, conseguir crescer mais. E isso é mais que positivo, pois, a gente enxerga que pode crescer..

O CEDASB executa o serviço de Assessoria Técnica e Extensão Rural Agroecológica em seis municípios do Território Sudoeste Baiano, e dois municípios do Território Médio Sudoeste Baiano, para um total de 540 famílias agricultoras. Ao todo, serão realizados 24 Diagnósticos Comunitários Participativos, bem como, 24 Planejamentos Comunitários Rurais.

É a ATER em busca da consolidação da Agroecologia, com o protagonismo dos/as camponeses familiares. Sigamos a caminhar, e a espalhar sementes!

 

Texto: Jacqueline Viana e Eliane Almeida Imagens: Jacqueline Viana e Renato Evangelista