Entre os dias 07 e 09 de fevereiro aconteceu, em Vitória da Conquista/Ba, o Encontro de Formação do ATER BIOMAS organizado e realizado pelas organizações sociais que compõem a Articulação Semiárido Brasileiro na Bahia e o Fórum Baiano da Agricultura Familiar.

O ATER Biomas da Bahia, é um projeto do Governo do Estado da Bahia SDR/BAHIATER nº 001/2022, que visa atender agricultores e agricultoras familiares para promover a autonomia econômica e social dessas famílias através do desenvolvimento sustentável.

O CEDASB juntamente com o ISFA, o CASA, a ASAMIL, a ASFAB e a DIVINA PROVIDÊNCIA irão executar ao todo 09 núcleos da chamada pública de ATER Biomas, totalizando 72 técnicos em campo fazendo a extensão rural, dialogando, e construindo o conhecimento de forma coletiva com 4.860 famílias nos municípios dos Territórios de Identidade Sudoeste Baiano, Médio Rio de Contas, Velho Chico, Bacia do Paramirim, e Sertão Produtivo.

Para dar início as ações do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural, foi proposto o Encontro de Formação para capacitar e realizar o nivelamento técnico metodológico das equipes que são compostas em mais de 50% de técnicos e técnicas, jovens e recém egressos das escolas e centros de formação técnicas, com pouca experiência de campo.

Climério Vale - Sec. Executivo do Cedasb

Climério Vale – Sec. Executivo do Cedasb

O Secretário Executivo do CEDASB, Climério Vale, ressaltou que a formação também foi pensada para algumas organizações que vão executar a assistência técnica nesse formato pela primeira vez. “O Cedasb é uma organização que está há mais de dez anos executando a ATER neste formato, quando eu digo nesse formato é porque as ações do P1MC, P1+2, Cisterna nas Escolas, e Sementes do Semiárido também possuem o caráter extensionista. Como o CEDASB tem essa experiência resolvemos dialogar com as outras organizações e executar uma formação para discutir a chamada como um todo, atividade por atividade; discutir a Política de Assistência Técnica e Extensão Rural; a Política de Convivência com o Semiárido; e também a nossa pauta a Política de Agroecologia no Estado da Bahia”.

Um dos princípios de fortalecimento social é a partilha de experiências, por isso que essa formação se apresenta como sendo um “abrir caminhos” ou “direcionamento de caminhos” aos novos(as) técnicos(as) das equipes de Extensão Rural da Chamada Pública de ATER Biomas lançada pelo governo do estado da Bahia.

Nesse sentido, quando a equipe que executa o ATER Agroecologia, da chamada pública 001/2018, apresentou sua caminhada de articulação e mobilização para se executar a referida chamada, possibilitou aos tantos jovens presentes a percepção de como deve ser conduzida a execução no campo, no escritório e em todos os espaços de incidência que o projeto atingir. Puderam observar os desafios que podem encontrar, e possibilidades que podem se concretizar.

É importante destacar a metodologia do aprender. A metodologia participativa foi integralmente aplicada, principalmente no primeiro dia da formação, no intuito de proporcionar a cada profissional presente, a apropriação de suas atribuições e ações dentro do projeto, bem como compreenderem que são parte de um todo, ou seja, o trabalho de cada um e de cada uma constrói a totalidade do serviço a ser prestado.

“Participar desse encontro com instituições que já desenvolvem a Assistência Técnica foi muito enriquecedor porque elas apresentaram as dificuldades que encontraram em campo então, de certa forma, colocou a gente um passo à frente, porque com certeza serão dificuldades que a gente também vai encontrar em campo e vamos estar preparados para resolver”, comentou Jusciária Aragão – Engenheira Agrônoma da ASFAB

Helena Paula e Eliane Almeida – Coord. do Projeto ATER Agroecologia no Cedasb; Lanns Almeida – Superintendente da Bahiater; Roque Soares e Luciana Ferraz – SETAF Vitória da Conquista

O Encontro de Formação do ATER BIOMAS contou com a participação ativa da equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) representados pelo Superintendente, Lanns Almeida; pelo Coordenador Técnico da ADATER, Marcel Motta; pela Fiscal do Projeto ATER Biomas, Célia Tavares; pelo Diretor Operacional, Marcos Vinicius; e pela Comunicadora da Bahiater, Mariana Ferreira.

Estiveram presentes também as equipes do SETAF de Vitória da Conquista representados por Roque Soares, Luciana Ferraz e Antônio Neto; do SETAF de Brumado representados por José Luiz e Saad Miranda; e do SETAF de Itapetinga representados por Tâmara Ramos e Jean Santos.

 

 

TEXTO: Jacqueline Viana e Eliane Almeida

 

 

 

TÉCNICOS DE CAMPO

 

COORDENAÇÃO

 

COMUNICAÇÃO POPULAR

 

BAHIATER