O sol aponta lá no horizonte, o galo canta e a frecha de luz na janela de casa avisa que já é um novo dia. Mas os dias 12, 13 e 14 de julho foram diferentes dos outros, dias de trocar experiências, dias de capacitação. E fique sabendo que não foi qualquer capacitação, era aquela da água de comer, de produzir. Com o Sistema Simplificado de Manejo de Água- SSMA a agricultora e o agricultor vão cuidar melhor da tecnologia social, um bem que de tão bom tem tornado possível às famílias do campo guardar a água que cai do céu.

E essa alegria toda que aconteceu na comunidade Poços em Anagé/ BA e se estendeu até a comunidade de Bom Jesus de Cima em Bom Jesus da Serra/ BA, faz parte do projeto P1+2 que, sendo executado pelo CEDASB, visa atender não somente às regiões de Anagé e Bom Jesus da Serra, mas também Cândido Sales. É como Everaldo, monitor do SSMA costuma dizer “as capacitações são o momento em que a gente troca experiências e compreende a importância de administrar com respeito e responsabilidade a nossa terra. Basta apenas que observemos a natureza, pois ela nos ensina a viver”.

E como viver na roça significa pôr a mão na massa, ou melhor, na terra o agricultor e a agricultora que fazem o biogel, que montam os canteiros, que aprendem um pouco mais sobre controle de pragas e compostagem vão antecipadamente vislumbrando novas frutas para o pomar, uma variedade de hortaliças e repensando a criação dos animais; atividade que segundo Terêncio, técnico em agropecuária “é um trabalho diferenciado”.

E, somado a isso, a participação da juventude que assim como seus pais e avós também amam a terra e nela querem viver e produzir deixa tudo ainda mais lindo, torna tudo possível. E como a sabedoria não tem idade Marcos, estudante do 8º ano na Escola Família Agrícola de Anagé deu logo sua opinião “do tempo que cê tiver desmatando pra fazer roça, porque não faz uma agrofloresta? Você planta variedades de frutas, hortas, tudo num mesmo lugar. O resultado depois cê me diz, é terra boa, comida de qualidade e harmonia”.

Então é isso, no SSMA os participantes muito mais que ouvir estão lá para atuar, expor o  que pensam e fazer a diferença. São agricultores e agricultoras com “a” maiúsculo, seres de pura leveza e de uma alegria e força de vontade contagiante. Sendo assim, não é de se admirar que mesmo em face das intempéries do clima os veremos, daqui  um tempo, com um sorriso de canto a canto e com seus quintais coloridos de frutas, vegetais, legumes e tudo mais.

Por: Equipe de Comunicação.

DSCN7179

DSCN7171

DSCN7192

DSCN7223

IMG_1194 IMG_1223 IMG_1344 IMG_1395

DSCN7237

DSCN7240

DSCN7262

DSCN7272

DSCN7285

DSCN7298

DSCN7331

DSCN7347

DSCN7371

DSCN7388