O Projeto DAKI – Semiárido Vivo é uma conexão dos três semiáridos das américas: o Semiárido brasileiro e o Grande Chaco, na América do Sul, e o Corredor Seco na América Central. Trata-se de um grande movimento em rede de organizações, comunidades e agricultores/as alavancado pelas discussões acerca da sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas.

O CEDASB foi uma das organizações que aceitou o convite de estar contribuindo com essa rede de saberes, representando o território Sudoeste no estado da Bahia. A participação no Projeto DAKI abarcou a realização de quatro módulos de roda de saberes, agregando aulas on-line com a participação dos três países envolvidos, a Argentina, El Salvador e o Brasil, e encontros nas comunidades para realização de discussões e práticas dentro da temática central do projeto.

O desenvolvimento das atividades modulares teve início em abril de 2022 e a finalização dos trabalhos se deu em dezembro de 2002. O primeiro módulo trouxe o reconhecimento dos semiáridos das Américas, no sentido de ajudar os/as agricultores/as, pesquisadores/as e demais organizações participantes, das características semelhantes e também das diferenças entre as regiões semiáridas da Argentina, El Salvador e Brasil. Conhecer e reconhecer é o primeiro passo para frutificar diálogos.

No segundo módulo, os encontros virtuais e presenciais tiveram o objetivo de realizar o levantamento dos vários tipos de gestão dos solos e das águas nas comunidades dos respectivos países. Enquanto que no terceiro módulo o foco foi discutir e mostrar a situação das florestas e da agrobiodiversidade em cada semiárido. E, por fim, o quarto e último módulo buscou entender como que cada país da América latina integrante do Projeto DAKI e os territórios semiáridos estão trabalhando nas comunidades rurais o combate às mudanças climáticas.

Ao finalizar o módulo 4, e a partir da sintetização das ações desenvolvidas, adentramos em outra etapa do projeto, a construção de um plano de ação com base em uma necessidade específica de cada comunidade, dentro da temática do DAKI. Cada organização foi convidada a participar dessa ação com objetivo de mitigação ou de adaptação frente as mudanças climáticas, junto aos/as agricultores/as.

Com o desafio aceito o CEDASB, por meio da equipe técnica que acompanhou todo o Projeto DAKI, incentivou e implementou junto a agricultoras da Comunidade de Bom Sucesso, no município de Anagé/BA, uma área de recuperação ambiental com plantios de mudas de árvores nativas.

Essa ação em Bom Sucesso refere-se a uma necessidade enfatizada pelos agricultores/as familiares, desde os módulos anteriores, de recuperar as áreas degradadas na comunidade, de desenvolver agriculturas resilientes para contribuir com a preservação do meio ambiente e de gerar renda para as famílias. Diante disso, foram discutidos vários temas para se concretizar no plano de ação, como: feira agroecológica comunitária e fortalecimento da Casa de Sementes, que, por unanimidade o coletivo optou por desenvolver o seguinte tema: Conservação e manejo florestal por RECAATIGAMENTO.

 

EQUIPE TÉCNICA:

Anacizio Xavier, Clemilda Souza, Renato Evangelista, Rogério Macedo, Eliane Almeida.

AGRICULTORAS/ES:

Marcus Libarino, Luan Ribeiro, Eridalva Rocha, Isabelly da Silva, Delmira Santana, Maria José, Ilbete Ribeiro, Ana Souza, Eliene Rocha, Roberta Libarino.

 

Texto: Eliane Almeida

Colaboração: Clemilda Souza e Renato Evangelista.

 

Imagens: Mólulos 01 e 02

 

Imagens: Módulos 03 e 04

 

Imagens: Etapa Territórios