Foi realizado no dia 24 de agosto 2017, o Iº Encontro Comunitário do Projeto de ATER Bahia Produtiva na sede da Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Timorante. A atividade é parte das ações que serão desenvolvidas pelo CEDASB na comunidade e tem por objetivo reconhecer e dialogar com os beneficiários que serão acompanhados nesse primeiro ano de execução do Projeto.

A atividade contou com a presença da equipe técnica do CEDASB, dos beneficiários do Empreendimento de Economia Solidária e do assistente territorial do SETAF Médio Sudoeste, Daniel Piccoli, que destacou a importância dessas parcerias para o sucesso desse Projeto.

A comunidade foi beneficiada com a construção de galinheiros e outros itens que irão auxiliar na melhoria de renda dessas famílias. O papel do CEDASB, enquanto Instituição responsável pela execução de ATER dentro do Programa Bahia Produtiva, é promover o bem estar através da organização produtiva e associativa dessas famílias baseado nos princípios da agroecologia buscando a conservação dos recursos genéticos de animais (galos e galinhas) já existentes na propriedade dos agricultores (as).

Durante o Encontro Comunitário, os agricultores (as) puderam conhecer a equipe técnica do ATER, saber mais sobre a atuação do CEDASB e do programa Bahia Produtiva, seus financiadores e todos os parceiros envolvidos nesse projeto. No encontro foi feito um diagnóstico da comunidade e levantamento das demandas dos beneficiários além de um planejamento coletivo das primeiras atividades voltadas ao desenvolvimento e melhoramento da cadeia produtiva da avicultura.

A busca pela melhoria da renda das famílias e do fortalecimento de empreendimentos de economia solidária é meta fundamental do ATER Bahia Produtiva. Assim, a realização dessa atividade é um passo significativo para o início de outras ações na comunidade. Foram lançadas as primeiras sementes do Projeto e já se tem a expectativa de encontrar terras férteis e colher bons frutos.

O Projeto de ATER é uma ação do Programa Bahia Produtiva do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. O Programa é resultado de um acordo de empréstimo firmado entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial.

Texto/Imagens – Equipe ATER Bahia Produtiva