O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia – CEDASB, em colaboração com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretária da Educação (SEC), está atualmente executando o Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, abreviado como PAIS, em unidades de ensino da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia.

O principal objetivo do projeto é implantar a Tecnologia Social PAIS nas unidades da rede Estadual de ensino. Essa iniciativa está sendo aplicada como instrumento pedagógico nas escolas, promovendo a educação contextualizada e estimulando o desenvolvimento de tecnologias e intervenção social, com foco especial nos arranjos produtivos locais.

Por meio do termo de colaboração estabelecido, o Cedasb irá implantar 14 Unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável nos Territórios Sudoeste Baiano, Médio Sudoeste Baiano e Sertão Produtivo. Isso inclui a capacitação dos alunos e de toda comunidade escolar sobre os princípios da agroecologia, práticas de conservação do solo, gestão sustentável da água para produção de alimentos saudáveis e resiliência climática.

O que é e como funciona a tecnologia social de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, conhecido como PAIS?

O PAIS é um sistema de cultivo em forma de círculo onde são cultivadas culturas variadas, como hortaliças, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais (PANC), entre outros, com um sistema de irrigação por gotejamento. No centro do círculo, há um galinheiro onde as aves além de servirem como fonte de renda e alimento ajudam a controlar pragas biologicamente e se alimenta dos excedentes produzidos pelo sistema. As aves geram também o esterco que pode ser usado como fertilizante nas hortaliças. Nas áreas circundantes, existe um quintal agroecológico com árvores frutíferas e outras plantas locais de interesse.

“O PAIS é agroecológico porque evita práticas prejudiciais ao meio ambiente, como o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamento. É integrado porque combina a criação de animais com a produção vegetal e utiliza insumos da própria propriedade em todo o processo produtivo. Além disso, é sustentável, pois preserva a qualidade do solo e das fontes de água, promove a colaboração entre os agricultores e abre novas vias de comercialização dos produtos, garantindo boas colheitas no presente e no futuro.”

PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável: Mais Alimento, Trabalho e Renda no Campo. 
Saiba como Produzir Alimentos Saudáveis e Preservar o Meio Ambiente, 2009. 
Cartilha Passo-a-Passo, 3ª edição. Brasília: Sebrae.
TABELA: RELAÇÃO DAS 14 UNIDADES ESCOLARES BENEFICIADAS COM O PROJETO PAIS, EXECUTADO PELO CEDASB.

 

MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

No âmbito do projeto, a Mobilização e Sensibilização das Unidades Escolares, marcou o ponto de partida do envolvimento do Cedasb com os principais beneficiários diretos, que incluem alunos, profissionais da educação, funcionários das escolas, pais e mães de alunos e associações locais.

Esta etapa desempenhou um papel crucial ao proporcionar uma introdução ao Cedasb e a nossa equipe técnica, bem como aos objetivos, fases e atividades que seriam realizadas no decorrer da implantação do Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em cada Unidade Escolar.

Durante essa fase, também destacamos os propósitos fundamentais por trás da implementação do projeto, enfatizando a valorização da agricultura familiar, a adoção de princípios agroecológicos e o relevante papel da Comunidade Escolar no processo educativo, bem como em todas as etapas de execução.

 

 

 

Texto:
Jacqueline Viana, Bióloga e Comunicadora Popular do Cedasb