O que foi possível ver e sentir na Inauguração da Casa de Sementes da comunidade de Bomba município de Cândido Sales/BA, realizada ontem (20), foi uma verdadeira celebração da vida em comunidade. Como mesmo disse seu Manoel, figura histórica da comunidade: “isso que estamos celebrando aqui é bonito demais é bênção de Deus! A comunidade reunida, cantando, partilhando a santa Palavra de Deus e sempre recordando as lutas que já enfrentamos e as vitórias que alcançamos, essa casa de semente é mais uma vitória de nossa comunidade”.
O histórico arvoredo de Surucucu acolheu a comunidade debaixo de sua sombra para celebrar e inaugurar a Casa de Sementes Antenor e Francisco, assim denominada pela comunidade local. A própria comunidade trouxe para o centro da celebração elementos da labuta diária que lembrou o esforço e a caminhada da comunidade de Bomba. “Somos comunidade de base e esse beneficio é vitória nossa. E aqui continuamos a nossa caminhada, sem perder o passo e sem desanimar”, falou Mamédio, pedreiro e agricultor da localidade.
O momento foi marcado pela mística celebrativa em torna da Palavra de Deus e da caminhada de luta da comunidade. Tudo foi cuidadosamente preparado e celebrado para, e pela comunidade, cada uma/a fez a sua parte: orações, cantorias, entrada dos elementos místicos, bênção e motivações. “Não há comunidade sem a Palavra de Deus e a união de todos! O Evangelho das sementes que escutamos tem tudo haver com nossa realidade, aqui nessa tarde. A semente foi lançada, cabe a cada um de nós fazer do nosso coração e das nossas vidas terra boa”, afirmou dona Daise, guardiã de sementes e liderança da comunidade.
Sem perder a animação e o ritmo da toada, mais uma Casa de Sementes foi inaugurada com festa e muita alegria. “Agora temos uma casa de sementes que é nossa! Uma casa pra guardar nossas sementes. Tudo isso porque a sementes também é nossa, a semente crioula é a semente do povo”, afirmou Luizinho, agricultor da comunidade do Papagaio (comunidade vizinha ao Bomba).
Para cada inauguração de uma Casa de Sementes, uma experiência diferente e uma lição de vida aprendida. E uma única mensagem aprendida expressada na letra da canção: “Põe a semente na terra e não será em vão, não te preocupes a colheita, plantas para o irmão. Toda semente é um anseio de frutificar, e todo fruto é uma forma da gente se dar…”
Texto e imagens: Núcleo de Comunicação CEDASB