Agricultoras na luta pela conquista da autonomia econômica e social: desafios, avanços e possibilidades foi o tema do II Encontro de Mulheres do Ater, realizado pelo CEDASB, nos dias 17 e 18 de abril. O encontro foi uma realização do projeto executado através da celebração de contrato entre o CEDASB e a BAHIATER/SDR, contou com a participação de agricultoras atendidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural-ATER nos municípios de Vitória da Conquista, Piripá e Cordeiros e com as representantes de parcerias nesses municípios.

A mesa de abertura foi composta por representações de mulheres que ocupam diversos espaços na sociedade. Nas falas das companheiras foram lembradas as estatísticas de feminicídio e violência contra a mulher, o histórico de luta das mulheres para se inserirem nos espaços de liderança, as conquistas que foram alcançadas a duras penas e o momento político atual que estamos vivendo no Brasil de perda de direitos.

Na mesa estavam presentes a técnica agrícola do CEDASB, Maria do Carmo Marinho, as companheiras Mildaiza Soares e Maria Santana da Comissão Pastoral da Terra, que atuam nas comunidades rurais da região, as agricultoras Ana Inácia da comunidade quilombola da Lajinha e Maria Aparecida Brandão, liderança Jovem da comunidade de fundo e fecho de pasto do Bonito. Contamos, também, com a participação da representante do Estado, Luciana Ferraz, subcoordenadora do Bahiater.

A partilha de experiências trouxe enriquecimento para cada Mulher que pôde a partir dos depoimentos, se reconhecerem nas histórias de vida relatadas. Além disso, o encontro foi marcado pelo seu caráter formativo. Eliane Almeida, Geógrafa e integrante da equipe técnica do CEDASB fez uma exposição sobre a retrospectiva histórica do papel das mulheres nas civilizações e a negação de seus direitos, levando as mulheres que ali estavam presente a se auto afirmarem enquanto Ser e compreenderem como ao longo da história o machismo e o patriarcado tem perpetuado nas diversas sociedades retirando o direito das mulheres de assumirem sua identidade. Nas rodas de conversa foi proposto que cada mulher pudesse se enxergar nos espaços de liderança, no mundo familiar, do trabalho, com relação à autonomia financeira e compartilhar com as outras, as dificuldades que enfrentam no dia a dia nesses lugares.

Outros dois momentos importantes do encontro foram a participação do Núcleo de Saúde da Família de Cordeiros e do Banco do Nordeste. A Psicóloga Editéia Miranda e a assistente social Dalva Carvalho falaram sobre a importância do acompanhamento e cuidado com a saúde mental da mulher nas diferentes fases da vida, sobre os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS e como ter acesso a esses serviços. O Coordenador do Agroamigo Almy Costa e o técnico de campo Bruno Teixeira esclareceram as dúvidas das agricultoras sobre o acesso ao crédito rural da agricultura familiar através do Agroamigo e do Pronaf-Mulher.

O encontro foi marcado pela descontração, alegria e emoção das companheiras a cada atividade realizada. Durante os dois dias tornou-se evidente o florescer do sentimento de companheirismo e empatia entre as mulheres que ali estavam, mas, também, a necessidade de partilhar os conhecimentos adquiridos com aquelas que não estavam presente.

A engenheira agrônoma e coordenadora técnica do ATER/Bahiater-CEDASB, Helena Paula, destacou a necessidade de dar continuidade nos encontros de formação para mulheres agricultoras, pois nesses espaços as mulheres podem trocar experiências com relação à produção agrícola e reconhecerem a importância de buscar através das políticas públicas sua autonomia e garantia de direitos.

Encerramos o encontro transbordando conhecimento, e com a vontade de fazer com que o nosso sentimento de mudança alcance a tantas outras mulheres com direitos violados e que não compreendem o seu verdadeiro valor. Saímos com os compromissos de mudança de atitude perante a vida, de acreditar em nós mulheres, na capacidade que temos e de mostrar às nossas companheiras que elas não estão sozinhas.

Texto imagens – Mulheres do CEDASB